A tragedia é antiga?

sexta-feira, 18 de março de 2011

Oferendas Egípcias - Juliana Pinho n.17

  
Nos primeiros anos após o falecimento, os descendentes piedosos cuidavam dos túmulos levando oferendas como: bolos de cevada, guloseimas, frutas, legumes, peças de carne, etc.
No culto diário, inicialmente, um grupo de sacerdotes realizava a preparação das oferendas. Após, uma procissão transportava os alimentos para o interior do templo e os depositava na sala conhecida como “santo dos santos”, o santuário onde ficava a imagem da divindade. O Sumo sacerdote, ao nascer do sol, abria as portas desta sala. Acompanhado por cânticos retirava o lacre do Naos (espécie de oratório onde ficava a imagem divina) e tocava na estátua transmitindo a vitalidade para a mesma; apenas ele poderia conhecer a imagem do deus. Após, oferecia as oferendas; os egípcios acreditavam que a essência dos alimentos era transmitida através da fumaça do incenso. Depois, a estátua era lavada, vestida com roupas novas e ungia-se o corpo com óleos.
Oferendas Egípcias

                          Sala "santo dos santos"





No antigo Egito, oferendas especiais eram feitas às divindades especialmente a Hathor e Isis, no intuito de conquistar o amor de alguém.
Existia uma deusa chamada Sekhmet - Leoa Sanguinária. Era a deusa cruel da guerra e das batalhas, comandava os mensageiros da morte e era responsável pelas epidemias. Eram feitas oferendas de cerveja a esta deusa, a fim de acalmá-la.
 Sekhmet - Leoa Sanguinária.

Mesa de oferendas (Antigo Egito).

Uma mesa de oferendas era na civilização do Antigo Egito um objecto destinado a fornecer aos mortos a sua alimentação no Além. Apresentam geralmente a forma de um bloco rectangular feito de pedra e eram colocadas nas capelas funerárias existentes nos túmulos, próximo da porta falsa.
Os alimentos poderiam ser colocados fisicamente sobre esta mesa ou eram gravados ou pintados na parte superior da mesma. Neste último caso era apenas necessário que o defunto evocasse esses alimentos para que estes se materializassem.


Mesa de oferendas

Bibliografia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário