A tragedia é antiga?

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Neoclassicismo - Diego Zancaneli no- 05

O Neoclassicismo - Diego no 05
Surgimento

O Neoclassicismo foi um movimento cultural nascido na Europa, que teve larga influência em toda a arte e cultura do ocidente até o século XIX. Teve como base os ideais do Iluminismo e um novo interesse pela cultura da Antiguidade clássica, advogando os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo como uma reação contra os excessos decorativistas e dramáticos do Barroco e Rococó.

Pintura

A pintura neoclássica é uma pintura descritiva de forte realismo, onde o traço linear assume maior importância que a aplicação da cor (ao contrário da expressividade pictórica do Romantismo). As cenas vivem da composição formal, são harmoniosas, os elementos possuem contornos bem definidos e são dispostos em planos ortogonais equilibrados. De um modo geral as figuras assumem uma postura rígida, onde a luz artificial direccionada (em foco) ajuda à criação de um ambiente teatral, resultando numa imagem sólida e monumental. Esta frieza, conseguida pelo artificialismo da composição, distancia o observador, tornando a pintura numa imagem simbólica.

 




Uma amostra de pintura neoclássica nesse período é O Juramento dos Horácios, do francês Jacques-Louis David (1748-1825). A pintura neoclássica de David dominou o panorama artístico francês durante quase meio século, fazendo com que ele, acima das contingências políticas, fosse o pintor oficial da revolução francesa e, depois, do regime de Napoleão Bonaparte. Outro pintor de destaque é Dominique Ingres (1780-1867), de A Banhista de Valpinçon. Entre os italianos, sobressai Tiepolo (1696-1770).


Napoleão Bonaparte, retratado como herói em pintura neoclássica do francês Jacques-Louis David

Fonte:

http://2.bp.blogspot.com/_RathwSuIlY0/TQDxF6UrSMI/AAAAAAAAAH8/U_krgOTvNZI/s1600/Le_Premier_Consul_franchissant_les_Alpes_au_col_du_Grand-Saint-Bernard.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_do_neoclassicismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Neoclassicismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário