A tragedia é antiga?

sábado, 20 de agosto de 2011

Gabriela N 10

                                                  Manuel de Araujo Porto-Alegre

                
Manuel de Araujo Porto-Alegre
           

                 Manuel de Araujo Porto-Alegre chegou ao Rio de Janeiro em janeiro de 1827, para matricular-se na Escola Militar do Rio de Janeiro. Estando, porém, a escola fechada, em férias, e como tinha noções de pintura e desenho (tendo sido, inclusive, pintor de cenários de teatro), ele se matricula na Academia Imperial de Belas Artes, na qual foi aluno de Jean Baptiste Debret.
            Em 25 de julho de 1831, Porto-alegre viaja para Paris, em companhia de seu mestre e amigo Debret, que deixava definitivamente o Brasil. Na Europa, estuda na Escola de Belas Artes de Paris e viaja pela Itália, Inglaterra, Países Baixos e Bélgica. Volta para o Rio de Janeiro em maio de 1837 e passa a desenvolver atividades variadas como arquiteto, professor de desenho, poeta e, inclusive, crítico e historiador de arte, área na qual também é considerado como fundador da disciplina no Brasil.
      
O Neoclassicismo foi um movimento cultural nascido na Europa em meados do século XVIII, que teve larga influência em toda a arte e cultura do ocidente até meados do século XIX. Teve como base os ideais do Iluminismo e um renovado interesse pela cultura da Antiguidade clássica, advogando os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo como uma reação contra os excessos decorativistas e dramáticos do Barroco e Rococó.
    As Principais obras de Manuel de Araujo Porto-Alegre foram:A Última Ceia , s.d, Retrato de Debret , ca. 1836 ,Coroação de D. Pedro 2º (obra inacabada),O Juramento da Regência Trina Permanente (Estudo) , s.d.
Retrato de Debret 1836

Nenhum comentário:

Postar um comentário